O aviltamento dos honorários de sucumbência por parte dos magistrados. Esta questão foi lembrada, nesta quarta-feira (30/6), pelo presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, durante a solenidade de posse da Comissão de Direito Bancário, na sede da entidade, em Belo Horizonte. Segundo ele, este problema, que também é comum no direito bancário, representa um desrespeito ao trabalho advogado e deve ser alvo de atuação constante de todas as Comissões da Seccional mineira. “É lamentável que alguns juízes não reconheçam a importância da atividade do advogado e fixem honorários tão baixos. No direito bancário não é diferente e tenho certeza de que esta Comissão vai empreender esforços para corrigir esta situação, além de difundir intensamente, na capital e no interior, este tema que cresce muito e precisa ser sistematicamente abordado. A advocacia precisa se unir para ser cada vez mais forte.”, disse.
O advogado Marcos Edmundo Magno Pinheiro foi empossado presidente da Comissão de Direito Bancário. Para ele, o principal objetivo é ampliar o alcance dos profissionais da advocacia ao tema, descentralizando as ações neste sentido para levar seminários e palestras aos advogados do interior. “Este é um tema restrito e que precisa ser ampliado. Obedecendo aos nortes do juramento que acabo de prestar, vou me empenhar pela dinamização do assunto”, afirmou. Também foi empossada a vice-presidente da Comissão, Maria Helena Rabelo da Rocha.
A segunda parte do evento se destinou a apresentação da palestra “O Direito Bancário na Era Digital”, proferida por Marcos Edmundo Magno.
Presenças
Formaram a mesa de cerimônia da solenidade, além dos que já foram mencionados no texto: a secretária-geral adjunta da OAB/MG, Helena Delamonica, as conselheiras seccionais, Luzia Cecília Costa Miranda e Francisca Marlene, o presidente da OAB Jovem, Fabrício de Almeida Carvalho, o presidente da Comissão de Esportes, Antônio Inês Rodrigues, o diretor do Departamento Jurídico do Banco do Brasil, Carlos Alberto Bezerra e o procurador do Banco Central, Danilo Fernandes Rocha.
Fonte site: OAB/MG
Link: http://jornal.oabmg.org.br/novo/Noticias.aspx?IdMateria=1443



