quarta-feira, 2 de junho de 2010

Reunião acerta últimos detalhes do Projeto OAB vai à Escola

Está prestes a entrar em ação o Projeto ”OAB vai à Escola”. Uma reunião realizada na última segunda-feira (31/5), entre o presidente da Seccional mineira, Luís Cláudio Chaves e representantes da OAB Jovem serviu para acertar os últimos detalhes de funcionamento da atividade que tem como objetivo levar a alunos do Ensino Médio em todo o Estado, noções básicas de justiça, cidadania, moral, ética e outros aspectos relevantes à formação educacional. Em cada fase do “OAB vai à Escola”, serão elaboradas cartilhas educativas destinadas aos docentes como forma de conscientizá-los sobre seus direitos e deveres e a primeira remeterá às noções básicas do Direito. Serão realizadas palestras gratuitas nas dependências das escolas por profissionais indicados pela OAB/MG e todos os participantes serão certificados pela entidade após o término de cada ciclo.

Segundo o presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, é fundamental a aproximação com as escolas para orientar os alunos em relação ao que significa exercer a cidadania em sua plenitude, assim como demonstrar a importância da advocacia em defesa dos cidadãos e de seus direitos. Ele também ressaltou a necessidade de adequar os ensinamentos das palestras e da cartilha à linguagem dos jovens e a uma didática mais compreensível aos alunos. “Fui presidente da OAB Jovem em sua criação e esta idéia sempre fez parte dos nossos trabalhos. Tenho certeza do sucesso desta empreitada e da necessidade de auxiliar as escolas na construção moral e ética dos alunos. Acredito que podemos encontrar uma maneira interessante e fácil de falar sobre direitos e deveres a estes jovens”, disse.

No projeto piloto apresentado durante a reunião, foi ressaltado o papel social da OAB de auxiliar o Estado a assegurar aos cidadãos o livre exercício dos direitos sociais e individuais. O presidente da OAB Jovem, Fabrício Almeida, disse que a entidade não pode deixar de fomentar ações destinadas à informação da população quanto aos aspectos básicos de cidadania, principalmente quanto à sua parcela mais jovem, haja vista que estes ainda se encontram em processo de formação de consciência.

A edição da cartilha será iniciada de imediato e esta servirá para embasar os conceitos abordados durante as palestras. Para o tesoureiro da OAB/MG, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, a entrega do material aos alunos é fundamental para o sucesso do Projeto. “Vamos empreender esforços em busca de parcerias para a edição desta cartilha e temos todas as condições de lograr êxito com esta ação em prol da cidadania para cumprir um papel estatutário da entidade”, frisou. De acordo com o secretário-geral, Sérgio Murilo Diniz Braga, atingir a população mais carente nas escolas públicas também deve ser uma diretriz do programa. “Alguns pensam até que não pagam impostos e não podem ser sujeito de direitos. Temos que ir lá e mostrar para os alunos que eles são contribuintes e cidadãos que possuem direitos e deveres. Às vezes eles não sabem que ao comprar um refrigerante, estão pagando impostos”, analisou.

Mais detalhes do Projeto “OAB vai à Escola” serão divulgados em breve, segundo informou os dirigentes da OAB Jovem.

Presenças

Participaram da reunião, além dos já mencionados no texto, a diretora do Departamento de Apoio ao Advogado na Capital, Cidinha Rossi, a vice-presidente da OAB/Jovem, Mariana Guimarães, o vice-presidente da Comissão de Direitos Sociais e Trabalhistas, Marco Antônio Freitas e os advogados Leonardo Resende, Daniel Armond e Luiz Otávio de Freitas.

Fonte: Site OAB/MG
Link: http://jornal.oabmg.org.br/novo/Noticias.aspx?IdMateria=1195

Um comentário: